‘Dança das cadeiras’ no Inep: chefe de gabinete da presidência assume diretoria que cuida da avaliação do ensino superior

Com passagem por grandes grupos educacionais, Alvaro Luis Kohn Parisi é nomeado para dirigir departamento considerado estratégico, destaca o Globo

O atual chefe de gabinete da presidência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alvaro Luis Kohn Parisi, foi nomeado para comandar a Diretoria de Avaliação da Educação Superior (Daes). Ele substituirá Luís Filipe de Miranda Grochocki, que assume a Diretoria de Estudos Educacionais (Dired). As trocas foram publicadas no Diário Oficial da União desta quinta-feira.

Antes de ser chamado para chefiar o gabinete de Danilo Dupas, presidente do Inep, Parisi atuava no Instituto Presbiteriano Mackenzie, mesma instituição à qual é ligado o ministro da Educação, Milton Ribeiro. Parisi tem passagens por grandes grupos educacionais do setor privado, o que desperta desconforto em servidores do órgão, tendo em vista que a diretoria cuida da avaliação de faculdades no país, inclusive as particulares.

O departamento é considerado um dos mais estratégicos dentro do Inep, em virtude do peso que as avaliações têm para as instituições. O desempenho nessas avaliações funciona como parâmetro para o governo determinar o fechamento de cursos, o congelamento de vagas ou para permitir expansões.

Visto como alguém que veio do “mercado”, Parisi é formado em Eletrônica Industrial, pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo, e tem mestrado em Gerenciamento da Tecnologia da Informação pela PUC-Campinas, segundo o currículo no site do Inep. Fez ainda cursos de pós-graduação em Gestão Empresarial, pela FGV e a Universidade de Ohio, e em Administração e Marketing, pela PUC-Campinas.

Leia na íntegra: O Globo