Mortes: De gargalhada marcante, professor Seibel atuou intensamente na universidade

Erni José Seibel formou gerações de estudantes em mais de quatro décadas na UFSC, destaca o obituário da Folha

Por mais de quatro décadas, o gaúcho Erni Seibel, dono de uma gargalhada marcante, atuou intensamente como professor na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), dedicando-se a formar gerações de estudantes e docentes.

Em seus primeiros 15 anos na instituição, trabalhou no Departamento de Ciências da Administração e, a partir de 1993, passou a dar aulas no Departamento de Sociologia e Ciência Política. A migração de área veio após o doutorado na Alemanha.

A experiência nos dois campos o influenciou na fundação do NIPP (Núcleo Interdisciplinar de Políticas Públicas), referência em estudos na área, principalmente em temas como violência, segurança e gestão de políticas públicas. Suas pesquisas eram constantemente usadas por gestores catarinenses.

​Lecionando desde 1978 na UFSC, Seibel fez de muitos alunos da graduação companheiros no ensino, como Julian Borba, que foi de bolsista de iniciação científica de administração a orientando no mestrado e, depois, colega no departamento de sociologia.

Leia na íntegra: Folha de S. Paulo