Professor e alunas da UFSC são reconhecidos em prêmio de jornalismo

Nilson Lage, que faleceu em agosto de 2021, será homenageado

O professor Nilson Lage, um dos principais pesquisadores de jornalismo do Brasil e docente da UFSC será homenageado postumamente na noite desta quarta-feira, 16 de fevereiro, pelo Prêmio ACI Ocesc de Jornalismo, promovido pela Associação Catarinense de Imprensa. A solenidade, que será realizada na Assembleia Legislativa, a partir das 19h, também tem três estudantes da UFSC reconhecidas na categoria Jornalismo Universitário.

Aline Lima Ramalho e Lais dos Santos Godinho foram indicadas pelo livro-reportagem Sem endereço: história de mulheres que vivem nas ruas, orientado pela professora Stefanie C. da Silveira. Já Mariana Corrêa Passuello teve o reconhecimento pela grande reportagem Camadas Invisíveis: o tráfico de pessoas no cultivo de cebola em Santa Catarina, orientada pela professora Cárlida Emerim. A ordem de classificação será anunciada no momento da entrega do prêmio, que selecionou vinte e um trabalhos de várias regiões do Estado, distribuídos em sete categorias, entre 358 inscritos.

A homenagem in memoriam a Nilson Lage será realizada como reconhecimento ao autor de obras fundamentais sobre comunicação no Brasil. Falecido em 2021, o jornalista, professor e pesquisador teve seu nome escolhido por unanimidade pela diretoria da Associação Catarinense de Imprensa. A esposa do professor, Nildes Macedo Lage, foi convidada e deve receber uma placa em nome da família.

Carioca, Nilson faleceu aos 84 anos e deixou um grande legado para o jornalismo brasileiro. Atuou em veículos como Jornal do Brasil, Última Hora, O Globo e revista Manchete, entre outros. A experiência em sala de aula foi longa. Bacharel em letras, mestre em comunicação e doutor em linguística, foi professor de jornalismo na Universidade Federal Fluminense, na Universidade Federal do Rio de Janeiro e na Universidade Federal de Santa Catarina. No curso de Jornalismo da UFSC, trabalhou por 14 anos e ajudou a formar centenas de jornalistas.

Dedicou-se também de forma intensa à pesquisa. Entre os livros publicados – vários deles indicados como bibliografia em cursos de jornalismo – estão A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística, A linguagem jornalística, Teoria e técnica do texto jornalístico, Ideologia e técnica da notícia, O controle da opinião pública: um ensaio sobre a verdade conveniente e A estrutura da notícia.