Reunião ampliada da diretoria discute mobilização por reajuste salarial

A diretoria da Apufsc realizou nesta sexta-feira, dia 18, uma reunião ampliada para discutir a mobilização por reajuste salarial. Ao final do encontro virtual, foi aprovada uma Assembleia Geral Extraordinária para o dia 20 de abril, às 14h, para tratar desse tema e de uma agenda de mobilização da categoria. Em breve, também será realizada uma reunião do Conselho de Representantes para discutir o assunto.

Desde 2010 os servidores federais acumulam perdas salariais de 53%, visto que os últimos reajustes não compensaram a inflação. Só no governo Bolsonaro, a perda é de 19,99%

Os docentes que participaram da reunião também discutiram a necessidade de se construir uma agenda de mobilização no médio prazo para já garantir aumento no orçamento de 2023, que logo estará em pauta.

Na última quarta-feira, dia 16, foram realizadas manifestações em diversas cidades para exigir a recomposição salarial de 19,99%, referente às perdas salariais nos três anos de governo Bolsonaro. Um grande ato foi realizado em Brasília, reunindo diferentes entidades representativas da classe.

O Dia Nacional de Mobilização foi um ultimato para o governo: ou as negociações são abertas, ou no dia 23 de março o serviço público federal vai parar por tempo indeterminado. Nesta data, a Apufsc prepara materiais para que os docentes se manifestem em suas redes sociais, já que é feriado em Florianópolis, o que dificulta a mobilização.

Com o retorno do ensino presencial, também se falou da importância da conversa com professores nos departamentos, para alertar a categoria sobre necessidade de engajamento.

Imprensa Apufsc