Primeiro turno da consulta informal para reitoria da UFSC é nesta terça das 8h às 21h

Votação é online: veja como participar

A consulta informal à comunidade universitária para a escolha dos novos reitor (a) e vice da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) tem seu primeiro turno marcado para esta terça-feira, 22 de março. A votação ocorre de forma virtual, por meio do sistema e-Democracia, das 8h às 21h (e não até as 19h como foi informado inicialmente).

O horário de votação foi corrigido na noite desta segunda-feira pela Comeleufsc. A Resolução 001/2022 no seu Art. 43 já informava que o “horário de funcionamento das mesas receptoras de votos é das 8h às
21h, ininterruptamente”.

::: O manual do eleitor está disponível neste link.

Alunos e servidores docentes e técnico-administrativos podem votar pelo computador ou pelo celular a partir dos links abaixo, que também serão enviados por e-mail para as pessoas aptas a votar.

Confira os links de votação:
URNA 01 – Discentes
URNA 02 – Discentes
URNA 03 – Discentes
URNA 04 – Discentes
URNA 05 – Técnicos
URNA 06 – Docentes

::: Acompanhe as prévias no site da Comeleufsc.

O segundo turno, se houver, ocorrerá de modo presencial, em 26 de abril, com o uso das urnas eletrônicas do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Confira os nomes dos candidatos, por ordem de inscrição, o número das chapas e os links com currículos e propostas:

A Comeleufsc conduz todo o processo de consulta à comunidade, realizada historicamente desde a década de 1980. A Comissão é formada por representantes da Associação dos Professores da Universidade Federal de Santa Catarina (Apufsc), do Sindicato de Trabalhadores em Educação das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Santa Catarina (Sintufsc), do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e da Associação de Pós-Graduandos (APG).

Quem pode votar

Poderão votar na consulta informal:

  • servidores docentes e técnico-administrativos da Universidade, integrantes das respectivas carreiras e em efetivo exercício, que constem do seu cadastro de pessoal ativo até 30 dias anteriores ao primeiro turno;
  • estudantes que estiverem com matrículas ativas até 30 dias anteriores ao primeiro turno;

Estudantes do Colégio de Aplicação podem votar se tiverem idade mínima de 16 anos até 30 dias anteriores ao primeiro turno.

lista de professores, estudantes e técnico-administrativos aptos a votar no primeiro turno foi publicada na quinta-feira, 17 de março, pela Comeleufsc, e pode ser acessada neste link. Caso seu nome não esteja na lista, e você atenda aos pré-requisitos acima, entre em contato pelo e-mail comeleufsc2022@gmail.com.

Contagem dos votos

Os votos válidos na consulta à comunidade universitária serão ponderados na proporção de 1/3 para os docentes, 1/3 para os técnico-administrativos e 1/3 para os estudantes. 

Será considerada vencedora a chapa que, somado os índices obtidos em cada segmento, alcançar índice geral superior a 50%. Caso nenhuma delas alcance esse percentual será realizada consulta em segundo turno, com as duas chapas mais votadas, de modo presencial, em 26 de abril, com o uso das urnas eletrônicas do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

resultado do primeiro turno está previsto para ser divulgado pela Comeleufsc ainda na noite de terça-feira, dia 22.

Como votar

Próximo do horário programado para o início da consulta, um e-mail é enviado a todos os eleitores. Para votar, acesse o link enviado, das 9h às 19h do dia 22 de março, e siga o passo a passo disponível nesta página. O link também será divulgado nos sites da UFSC e da Comissão Eleitoral (Comeleufsc).

Será preciso utilizar suas credenciais do idUFSC (CPF, e-mail institucional, matrícula ou SIAPE), gov.br ou certificado digital qualificado que utiliza para se conectar no Sistema de Autenticação Centralizada da UFSC. Cada eleitor pode votar quantas vezes quiser, dentro do período em que a urna estiver aberta para receber votos, mas o e-Democracia vai computar apenas o último voto depositado na urna por cada eleitor. Trata-se de um dispositivo contra a coerção, característico do sistema Helios Voting, de votação eletrônica de código aberto baseado na web.

Vale ressaltar, ainda, que a página das urnas na internet não é responsiva, ou seja, não se adapta a qualquer tamanho de tela. É possível votar pelo celular, mas a página é melhor visualizada na tela de um computador.

Quem enfrentar qualquer tipo de problema durante a votação, deve conferir as instruções do item 13 do FAQ e, se as dificuldades persistirem, entrar em contato com a Comeleufsc pelo e-mail comeleufsc2022@gmail.com.

Debates

As entidades que compõem a Comeleufsc já promoveram dois debates com os candidatos. No dia 10 de março, a Apufsc organizou um debate para discutir “questões afetas aos docentes”, disponível no Youtube da entidade. Já no dia 17, foi a vez do debate promovido pela Comeleufsc em parceria com o Centro Acadêmico XI de Fevereiro (Caxif), que também está publicado no Youtube.

No dia 15, as três chapas participaram de outro debate, no auditório do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC), a convite do Colegiado Executivo do HU, para apresentar suas propostas e ideias relativas ao hospital e sua relação com a universidade. O debate foi transmitido pela plataforma Teams, onde pode ser assistido na íntegra

O último debate está marcado para segunda-feira, 21 de março, às 19h. Promovido pelo Sintufsc, o evento acontecerá de forma online e será transmitido pelo canal do Sindicato no Youtube, sem a participação de público presencial. 

Eleição do Conselho Universitário

A consulta informal precede a eleição da lista tríplice para reitor pelo Conselho Universitário (CUn), agendada para 2 de maio, conforme calendário aprovado pelo CUn. Os três candidatos mais votados pelo Conselho comporão uma lista a ser encaminhada para o Ministério da Educação, para que o presidente da República nomeie o novo reitor.

Mais informações sobre a consulta à comunidade podem ser conferidas na Resolução nº 001/Comeleufsc/2022 e no site da Comeleufsc. Dúvidas devem ser encaminhadas para comeleufsc2022@gmail.com.

Fonte: Com informações do Notícias da UFSC

Compartilhar