Eleição à Reitoria: Segundo turno da consulta informal movimenta a UFSC nesta terça-feira

Mais de 44 mil estudantes, docentes e técnicos-administrativos estão aptos a votar

Teve início às 8h desta terça-feira, dia 26, o segundo turno da consulta informal à comunidade acadêmica para a escolha da nova Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Nesta etapa, os mais de 44 mil estudantes, docentes e técnicos-administrativos, aptos a votar, podem escolher seus candidatos presencialmente. A consulta segue até as 21h em todas as unidades da instituição, no Hospital Universitário e na Reitoria.

Pela manhã, os centros de ensino do campus Florianópolis tiveram movimentação tranquila. O volume de pessoas para votar se tornou mais expressivo perto das 10h. No Centro Tecnológico (CTC), ala com o maior número de urnas eletrônicas do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), os fiscais organizaram mapas para ajudar os eleitores a encontrarem suas seções. De modo geral, a equipe ressalta que os votantes têm conseguido se localizar.

No CTC estão dispostas 10 seções eleitorais

A participação na consulta informal para a Reitoria não é obrigatória, mesmo assim, Gabriel Luz, aluno do curso de Ciências Sociais, considera uma ação importante: “Principalmente pelo curso que eu faço, entendo a responsabilidade do voto não como objetivo final, mas como uma das etapas para conseguir o poder popular”.

Disputam neste turno as chapas UFSC Viva, formada pela candidata a reitora Cátia Carvalho Pinto e pelo candidato a vice-reitor Rodrigo Moretti, e Universidade Presente, formada pelo candidato a reitor Irineu Manoel de Souza e pela candidata a vice-reitora Joana Célia dos Passos. A consulta precede a eleição da lista tríplice para a Reitoria pelo Conselho Universitário (CUn), agendada para 2 de maio.

O professor de física Reginaldo Manuel Teixeira, que participa do processo há mais de uma década, lembra que o voto ajuda a decidir o futuro da universidade. “Se a gente não votar, não participamos disso e aí estamos de acordo com o que os outros votam”. Já para Iara Menegatti, servidora da Biblioteca Central, é uma questão de lógica querer participar das eleições, uma vez que o resultado interfere na vida e no trabalho de toda a comunidade.

Auditório da Reitoria conta com duas urnas para técnicos-administrativos

Como votar

Estudantes, docentes e técnicos administrativos devem votar em seus respectivos centros de ensino. A lista completa com os eleitores habilitados a participar pode ser consultada aqui.

Serviço

O que: Segundo turno da consulta informal para escolha de reitor e vice;

Quando: terça-feira, 26 de abril, das 8h às 21h;

Onde: Nas unidades de ensino, nos campi, no Hospital Universitário e na Reitoria.

Mais informações sobre a consulta à comunidade podem ser conferidas na Resolução nº 001/Comeleufsc/2022 e no site da Comeleufsc.

::: Saiba como acompanhar a apuração do segundo turno da consulta pública à comunidade acadêmica

Imprensa Apufsc