UFSC tem três finalistas no Prêmio Inovação Catarinense 2021

Professor do departamento de química e mais duas alunos estão na lista dos indicados a categorias do Prêmio Inovação Catarinense

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) tem um professor e duas estudantes entre os finalistas da edição deste ano do Prêmio Inovação Catarinense – Professor Caspar Erich Stemmer, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). O professor Dachamir Hotza, Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos, foi indicado na categoria Pesquisador Inovador. Este prêmio reconhece profissionais que tenham desenvolvido aperfeiçoamento científico que resulte em novo produto, teoria, material, metodologia ou processo, gerando significativa contribuição ou impacto para a sociedade. Concorrem com o professor Hotza: Alexandre Gonçalves Dal Bó, da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), e Valdir Cechinel Filho, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

As estudantes Janaina Seraglio, do Programa de Pós-Graduacão em Engenharia Química, e Jessica de Matos Fonseca, da Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos, são finalistas na categoria Estudante Universitário Inovador. Esta categoria premia quem tenha desenvolvido projeto acadêmico em disciplina de seu curso ou trabalho de conclusão (Projeto de Graduação, Trabalho de Conclusão de Curso, Monografia, Dissertação e Tese) que resulte em ideia de produto, processo ou serviço inovador ou em plano de negócio de empresa inovadora, preferencialmente, com alto potencial de crescimento. As alunas da UFSC concorrem com Igor José Langer, da Universidade do Contestado (UNC).

O Prêmio Inovação Catarinense foi criado pela Lei 14.328, de 2008 (Lei Catarinense de Inovação) e dispõe sobre incentivos à CTI no ambiente produtivo, permitindo o equilíbrio regional e o desenvolvimento econômico e social sustentável do estado de Santa Catarina. A premiação homenageia a memória do Professor Caspar Erich Stemmer, personalidade catarinense de destaque nacional no desenvolvimento da CTI. Os premiados serão agraciados com certificados de premiação, troféus e premiação financeira aos classificados em primeiro, segundo e terceiro lugares em cada categoria. A premiação, na qual será anunciada a colocação de cada finalista, ocorrerá em cerimônia em data a ser definida pela diretoria da Fapesc.

Confira a lista completa dos finalistas

Leia na íntegra: Notícias da UFSC

Compartilhar