Autor de PEC da cobrança de mensalidades se comprometeu com ensino público e gratuito

Deputado General Peternelli (União-SP) assinou documento em 2018 se comprometendo com uma pauta em defesa da educação gratuita e de qualidade nas universidades públicas proposta pela SBPC, relembra o Jornal da Ciência

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) enviou na manhã desta terça-feira, 24 de maio, uma carta assinada pelo seu presidente, Renato Janine Ribeiro, para o Deputado General Peternelli (União-SP). O assunto da mensagem era a votação, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 206/2019, que visa instituir a cobrança de mensalidade nas universidades públicas. A votação da PEC estava marcada para às 13h de hoje, em Reunião Deliberativa Extraordinária da Comissão.

O deputado General Peternelli é o autor do projeto que ganhou relatoria do deputado Kim Kataguiri, do mesmo partido. Na carta, o presidente da SBPC recorda que, na campanha de 2018, Peternelli assinou o compromisso proposto pela SBPC que incluía, no seu item III, a “Manutenção da educação pública, gratuita e de qualidade nas universidades públicas”.

“Acreditando tratar-se, portanto, de um equívoco a apresentação da PEC noticiada pela imprensa, aguardamos de V. Excia. que, no cumprimento de sua palavra, a retire e mantenha a prometida defesa da educação pública, gratuita e de qualidade”, reivindicou Renato Janine Ribeiro.

Veja aqui a carta da SBPC ao deputado General Peternelli

Leia na íntegra: Jornal da Ciência