Projeto de acolhimento a estudantes negros da UFSC inicia em 1º de junho

De acordo com a organização, os encontros têm por objetivo acolher estudantes negros de cursos de graduação “tendo em vista os efeitos psicossociais do racismo e considerando o racismo institucional como um fator determinante das desigualdades”

Escuta Preta!, projeto de acolhimento a estudantes negros da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), iniciará suas atividades na próxima quarta-feira, dia 1º de junho. Serão oito encontros semanais, com até 15 participantes. A iniciativa é voltada à comunidade discente do campus Florianópolis, não sendo permitida a entrada de novos participantes no decorrer dos encontros.

Promovido pela Coordenadoria de Relações Étnico Raciais e Mobilidade Social (Coema), da Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (Saad), o grupo está sob supervisão acadêmica da professora Lia Vainer Schucman, do Departamento de Psicologia da UFSC, e sob supervisão local da psicóloga Iclicia Viana.

De acordo com a organização, os encontros têm por objetivo acolher estudantes negros de cursos de graduação “tendo em vista os efeitos psicossociais do racismo e considerando o racismo institucional como um fator determinante das desigualdades e violação de direitos vividas pelos negros/as brasileiros/as, produzindo nesses sujeitos humilhação social e sofrimento psíquico, além de justificativas naturalizantes das injustiças sociais”.

Para se inscrever, basta preencher o formulário neste link. Se o número de pessoas inscritas exceder o número de vagas, o critério de seleção das pessoas participantes será por ordem de inscrição. Aqueles não selecionados ficarão numa lista de espera e poderão ser chamadas para grupos futuros.

::: Serviço:
Quem poderá participar? Alunos de qualquer curso da UFSC, campus Florianópolis, com exceção do curso de Psicologia. Não será permitida a entrada de novos participantes no decorrer dos encontros.
Quando? Às quartas-feiras, das 19h às 20h30, do dia 1°/6 até 20/7.

Fonte: Notícias UFSC