Técnicos-administrativos da UFSC aceitam acordo com a Reitoria e encerram a greve

A greve dos TAEs durou 45 dias e, segundo o Sintufsc, resultou em importantes vitórias

Reunidos em Assembleia de Greve na tarde de quarta-feira, dia 25, os técnicos-administrativos em educação (TAEs) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) deliberaram pela saída da greve mediante assinatura do acordo firmado com a Reitoria.

A greve dos TAEs durou 45 dias e, segundo o Sintufsc, resultou em importantes vitórias. Com a mobilização, os TAEs conseguiram barrar o aumento de 300% do valor do Restante Universitário, que segue o mesmo para servidores; conseguiram o comprometimento da Reitoria e EBSERH de que o vestiário para os trabalhadores do Hospital Universitário será entregue até o fim do próximo ano e que os servidores RJU passarão a ter direito a ponto facultativo mediante escala de trabalho; o comprometimento de que a Reitoria enviará um pedido à Procuradoria Federal para viabilizar o trabalho remoto para pessoas com comorbidades; e que a Reitoria irá orientar a direção do CFM para que realize a realocação dos servidores para outro local de trabalho onde estejam seguros, visto que o prédio possui laudo indicando sua demolição.

Quanto à pauta salarial, os TAEs seguirão em mobilização e em constante diálogo com as entidades da base da Fasubra e os demais segmentos do serviço público para pressionar o governo pela reposição de 19,99%.

Os TAEs voltam ao trabalho, mas permanecem em estado de greve e mobilizados para garantir que os acordos firmados sejam cumpridos. Nos próximos dias, o comando de greve se reunirá com a Reitoria para assinar o acordo definitivo e discutir sobre a reposição do ponto. Uma nova assembleia será realizada no dia 7 de junho para analisar a situação.

Fonte: Sintufsc