Andifes critica bloqueio de 14,5% das verbas para universidades federais

Em nota, entidades pediram recomposição do orçamento. Governo afirma que bloqueio é necessário para cumprir teto de gastos, destaca o G1

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) publicou uma nota neste sábado, dia 28, repudiando o corte de 14,5% da verba das universidades e institutos federais para despesas de custeio e investimento.

O bloqueio, feito na última sexta-feira, atinge o orçamento de entidades ligadas ao Ministério da Educação, como a Capes (que coordena os cursos de pós-graduação), a Ebserh (que gerencia hospitais universitários) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que auxilia estados e municípios a garantir educação básica de qualidade.

Em nota, a associação afirma que a redução de mais de R$ 1 bilhão é “inadmissível, incompreensível e injustificável” e pede pela recomposição do orçamento.

O governo diz que o contingenciamento é necessário para cumprir o teto de gastos, regra que limita o crescimento das despesas públicas.

Confira aqui a nota da entidade

Leia na íntegra: G1