Casos ativos de covid-19 cresceram 127% em SC no mês de maio em relação ao fim de abril, mostra Necat

Taxa de ocupação dos leitos de UTI não segue crescente de contaminação

O informe semanal do Núcleo de Estudos de Economia Catarinense (Necat/UFSC) registra um aumento de 127% no número de casos ativos de covid-19 no mês de maio em relação ao registrado no fim de abril. Já o crescimento com relação à semana anterior foi ainda maior, com um aumento de 159% dos novos registros. Esse novo cenário, conforme a análise assinada pelo professor Lauro Mattei, fez com que a média diária se aproximasse dos valores registrados no início de março de 2022, quando a variante Ômicron estava em expansão no estado.

De acordo com o boletim,  as regiões do Vale do Itajaí e Grande Florianópolis foram responsáveis por 39% de todos os novos casos registrados no estado, enquanto o Planalto Norte e Sul contabilizaram mais 36% dos novos registros. O Meio-Oeste e Serra e o Grande Oeste, diferentemente das semanas anteriores, também registraram expansão de novos casos, sendo responsáveis por 21% do total estadual, indicando um crescimento mais acentuado do contágio também nesses dois espaços geográficos.

“Esse contínuo aumento do contágio fez a média diária de novos casos subir para 1.944/dia na última semana, patamar que pode ser considerado bastante elevado comparativamente ao comportamento do mesmo indicador verificado nos meses finais de 2021, quando atingia uma média de 350 a 400 registros/dia”, pontua o professor. 

“Mesmo diante de um cenário de continuidade da contaminação da população catarinense, nota-se que tal situação não está causando impactos sobre a estrutura estadual da saúde, uma vez que a taxa de ocupação dos leitos UTI-SUS para covid-19 apresentou pequenos aumentos em algumas regiões”, indica o texto do informe.

Leia a análise completa aqui

Leia na íntegra: Notícias da UFSC