Guedes “enterra” reajuste e diz que governo “não conseguiu dar aumento” a servidores

Ministro destacou que funcionalismo federal está dando contribuição extraordinária ao país e que entenderam que receberão alguma compensação à frente, destaca o Globo

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o governo federal não conseguiu dar reajuste aos servidores, mas, em contrapartida, “reduziu impostos para todos os brasileiros”. Ele fez a afirmação ao criticar governadores, a quem acusou de estarem “com os cofres cheios” e de “não quererem colaborar com o Brasil”.

Ele fez um paralelo com a situação dos estados: disse que estão com R$ 180 bilhões em caixa, fruto de um aumento de arrecadação “brutal”, e que precisam ajudar a população, em vez de ajudar apenas aos próprios servidores. Enquanto o governo federal sofre com a pressão de diversas categorias que pedem por recomposição salarial, vários governadores concederam reajustes nesse ano eleitoral.

— O funcionalismo federal está contribuindo extraordinariamente com o Brasil. Eles estão entendendo que logo ali à frente vai ter aumento para todo mundo. Nós vamos fazer a reforma administrativa, nós vamos fazer a reclassificação de cargos que eles querem. A reforma administrativa tá pronta com melhorias para todos eles, mas agora estamos em guerra, ainda, então o presidente está fazendo esse sacrifício para o governo federal baixar os impostos e repassar esse recursos para 200 milhões de brasileiros, disse Guedes.

Leia na íntegra: O Globo