Núcleo da UFSC chama atenção para aumento de casos e mortes por covid-19 e baixa taxa de vacinação

Os casos ativos aumentaram 24% durante o período considerado

O Núcleo de Estudo de Economia Catarinense (Necat) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) publicou nesta segunda-feira, dia 4, a 26ª edição de seu informe semanal sobre a covid-19 em Santa Catarina. A publicação é assinada por Lauro Mattei, coordenador-geral do Necat e professor do Departamento de Economia e Relações Internacionais e do Programa de Pós-Graduação em Administração.

Na semana analisada – de 25 de junho a 1º de julho – foram notificados 13.009 novos registros da doença, uma média de 1.858 casos por dia. Os casos ativos aumentaram 24% durante o período considerado, implicando em mais 2.916 pessoas positivadas. “Esse aumento dos casos ativos decorre do fato que há semanas estão sendo registrados elevados números de casos novos, comprovando que a circulação do vírus no estado continua bastante acelerada”, informa o estudo. Já os óbitos apresentaram uma oscilação maior que a registrada na semana anterior, fazendo com que a média diária se situasse no patamar de 10,3 mortes, representando a ocorrência de mais 72 mortes pela doença.

O informe também chama a atenção para o quadro de vacinação no estado. “Nota-se uma situação preocupante, uma vez que milhares de pessoas de todas as faixas etárias não estão tomando a dose de reforço ou, até mesmo, sequer completaram o ciclo primário de vacinação. Mais preocupante ainda é verificar que a vacinação das crianças de 5 a 11 anos de idade, que já deveria ter concluído o primeiro ciclo (aplicação da primeira dose), sequer atingiu 44% desse público. Tal fato expõe a fragilidade atual do processo de imunização da população catarinense.” 

O texto completo pode ser acessado no site do Necat, onde também podem ser encontradas as edições anteriores.

Fonte: Notícias UFSC