Nota de pesar: falece Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro, doutor honoris causa pela UFSC

Professor foi um dos idealizadores do curso de Geografia da UFSC

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) comunica, com pesar, o falecimento do professor Carlos Augusto Figueiredo Monteiro, ocorrido nesta quarta-feira, dia 13.

Carlos Augusto foi um dos idealizadores do curso de Geografia da UFSC, auxiliou na criação e na implementação do curso de pós-graduação em Geografia e, em 2008, foi homenageado com o título de doutor honoris causa pela UFSC.

Natural de Teresina, Piauí, formou-se em Geografia e História em 1950 pela Faculdade Nacional de Filosofia, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ingressou em 1955 na Faculdade Catarinense de Filosofia, hoje Universidade Federal de Santa Catarina, e posteriormente foi professor de Geografia Física junto à Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Rio Claro, São Paulo. Em 1968 se integrou ao Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, vindo a se aposentar como professor titular em 1987, ano em que retornou à UFSC como colaborador visitante no mestrado em Geografia, onde permaneceu até 1990. 

Como pesquisador, é autor de numerosas obras, contendo mais de uma centena de títulos, especialmente na área de climatologia e meio ambiente. Foi um dos principais colaboradores para a edição do pioneiro Atlas Geográfico de Santa Catarina. Também recebeu o título de Cidadão Honorário do Município de Florianópolis. Grande parte da sua obra está presente no Espaço Geomemória.

“Em sua trajetória, Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro é facilmente reconhecido com um gênio. Caminhava tranquilamente pela pesquisa científica teórica e aplicada, pelo ensino de geografia, pela literatura, arte e bons relacionamentos humanos. Sem perder de vista as grandes questões da sociedade, marcava sempre uma forma de agir simples, criativa e bem-humorada”, informa a nota de pesar elaborada pelo Departamento de Geociências da UFSC. 

Os colegas e alunos do departamento também destacaram o legado do “Pai da Climatologia Geográfica”, bem como aspectos marcantes de sua personalidade. “O Cacá era um intelectual de fato, ser humano incrível, elegante, generoso, dono do seu próprio destino. Brigou, se divertiu, viajou, amou, bebeu, viveu e odiou a velhice. Nossa melhor homenagem é sem dúvida, lembrar de sua humanidade, e dar continuidade ao legado, já que seus ensinamentos marcaram nossa época e influenciaram a nossa geração.”

Em luto, a comunidade universitária solidariza-se com a família, os alunos e os amigos do professor Carlos Augusto Figueiredo Monteiro.

Fonte: Notícias da UFSC