Centrais sindicais vão aderir a manifesto pró-democracia

As entidades reunidas representam mais de 60 milhões de trabalhadores no país, segundo a Folha de S. Paulo

Seis centrais sindicais aprovaram por unanimidade e sem restrição a adesão a um dos manifestos a favor da democracia, documento que está sendo organizado por entidades empresariais e outros representantes de classe.

Na manhã desta quinta-feira, dia 28, participaram da reunião dirigentes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Força Sindical, União Geral dos Trabalhadores (UGT), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Central da Classe Trabalhadora (CTB) e a Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST).

O encontro ocorreu na sede da UGT, no centro da capital paulista. A Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) não compareceu, mas confirmou sua assinatura, e apenas a Central Sindical e Popular Conlutas (Conlutas) não se pronunciou ainda sobre a participação.

Os representantes discutiram se seria conveniente as centrais aderirem ao manifesto das entidades. O texto, intitulado “Em Defesa da Democracia e da Justiça”, tem previsão de ser publicado no dia 11 de agosto, e contará com a assinatura da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e da Febraban (federação que reúne os bancos). Ele será lido em evento programado no mesmo dia, na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).

As centrais, no fim, entenderam que se trata de um manifesto em defesa das eleições e do Estado Democrático de Direito. Essas centrais reunidas representam mais de 60 milhões de trabalhadores no país.

Leia a notícia na íntegra: Folha de S. Paulo