Do HU às bolsas: a lista de demandas do reitor e vice-reitora da UFSC em Brasília

Ao CUn, o reitor adiantou que buscaria aproximação com atores estratégicos do governo federal, apresentaria a nova gestão da UFSC e levaria “algumas pautas que estão preocupando muito”

O professor Irineu Manoel de Souza e a professora Joana Célia fizeram nesta quarta-feira, dia 27, a primeira visita oficial a Brasília na condição de reitor e vice-reitora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), respectivamente. As informações são da colunista Dagmara Spautz, do NSC Total.

Pela manhã, a agenda incluiu encontros com o secretário de Ensino Superior (Sesu), Wagner Vilas-Boas de Souza, no Ministério da Educação (MEC), e com o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Evaldo Ferreira Vilela. À tarde, o reitor e a vice-reitora foram recebidos por Oswaldo de Jesus Ferreira, presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e pelo ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Paulo César Rezende de Carvalho Alvim.

A viagem já havia sido anunciada previamente ao Conselho Universitário (CUn) na reunião da última terça-feira. O reitor adiantou que buscaria aproximação com atores estratégicos do governo federal, apresentaria a nova gestão da UFSC e levaria “algumas pautas que estão preocupando muito”.

Irineu citou a contratação de professores substitutos, o cumprimento do contrato firmado com a Ebserh em relação ao Hospital Universitário (HU-UFSC) e questões relativas ao orçamento.

A vice-reitora Joana revelou que se tratavam de visitas com pautas definidas. No MEC, as demandas estão relacionadas às bolsas estudantis e à contratação de servidores docentes. No MCTI, sobre a necessidade de aumento no valor das bolsas.

Leia na íntegra: NSC Total