Nova “Carta aos Brasileiros” defende democracia e resultado das eleições

Documento nascido na Faculdade de Direito da USP ganha adesão de inúmeros setores da sociedade e será lançado oficialmente no dia 11 de agosto

Foi como um fio d’água que se transforma em um rio caudaloso e se espraia pelas várzeas, regando plantas aparentemente adormecidas. Assim nasceu a “Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito”, documento surgido na Faculdade de Direito da USP, já em circulação, mas que será lançada oficialmente no dia 11 de agosto, data tradicional de comemoração do Dia do Advogado, com, até agora, mais de 165 mil assinaturas de apoio de juristas, empresários, artistas e de demais representantes da sociedade civil.

“Imbuídos do espírito cívico que lastreou a ‘Carta aos Brasileiros’ de 1977 e reunidos no mesmo território livre do Largo de São Francisco, independentemente da preferência eleitoral ou partidária de cada um, clamamos às brasileiras e aos brasileiros a ficarem alertas na defesa da democracia e do respeito ao resultado das eleições”, diz a carta atual no início de seu parágrafo final. E continua: “Ditadura e tortura pertencem ao passado. A solução dos imensos desafios da sociedade brasileira passa necessariamente pelo respeito ao resultado das eleições. Em vigília cívica contra as tentativas de rupturas, bradamos de forma uníssona: Estado de Direito Sempre!” 

::: Leia a íntegra da nova carta aqui

::: Assine a carta

Fonte: Jornal da Ciência