Pós-graduação: retomada da avaliação encontra desafios

Presidente da Capes apresentou o novo diretor efetivo de Avaliação Nacional da Pós-Graduação da agência, Sergio Avellar, funcionário de carreira da instituição

Após um 2021 tumultuado, a avaliação quadrienal da pós-graduação (PD) deve ser concluída no prazo, em dezembro de 2022, garantiu Sergio Avellar, novo diretor efetivo de Avaliação Nacional da Pós-Graduação da Agência de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Funcionário de carreira da agência, Avellar fez nesta terça-feira, dia 26, um balanço da avaliação de 4.516 programas, garantindo que a portaria que estabeleceu o calendário de avaliação ainda em 15 de dezembro de 2021, está sendo seguida à risca. “Estamos dentro do nosso cronograma, sempre superando dificuldades, desafios, intercorrências, com muito diálogo, com muita interação”, afirmou.

Ele foi anunciado como novo diretor pela própria presidente da Capes, Cláudia Mansani Queda de Toledo, durante o painel “A Avaliação da Pós-Graduação”, realizado na tarde de terça-feira na programação do segundo dia da 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Coordenado pela professora emérita da Universidade de Brasília (UnB), Fernanda Antônia da Fonseca Sobral, vice-presidente da SBPC, o evento foi realizado na modalidade virtual. Além de Claudia Toledo e Sergio Avellar, contou com a participação de Anderson Stevens Leônidas Gomes, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Antônio Carlos de Souza Lima, do Museu Nacional; Carlos Frederico Martins Menck, da Universidade de São Paulo (USP) e Vinícius Soares, recém-eleito presidente da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) em substituição a Flavia Calé que esteve à frente da entidade nos dois últimos mandatos, de 2018 a 2022.

Em 2021, o Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) sofreu uma inédita intervenção determinada pela Justiça Federal do Rio de Janeiro, acatando, de forma liminar, uma ação do Ministério Público determinando a suspensão das atividades de avaliação da Capes. A ação alcançou o SNPG em um momento decisivo da Avaliação Quadrienal que estava em curso, atrasando todo o processo.

::: Assista ao painel “Avaliação da Pós-Graduação” na íntegra, pelo canal da SBPC no Youtube

Leia na íntegra: Jornal da Ciência