Para especialista, não existem mais políticas de equidade de gênero no Governo Federal

Mesa-redonda realizada na 74ª Reunião Anual da SBPC abordou a questão de gênero no Brasil sob as perspectivas dos ODS de 2030

Não existe mais políticas para igualdade de gênero no Governo Federal. Este foi o principal diagnóstico elaborado numa mesa-redonda realizada na última quarta-feira (27/07) na 74ª Reunião Anual da SBPC. O objetivo do evento era debater a questão do gênero no Brasil sob as perspectivas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) a serem cumpridos por diversos países até o ano de 2030.

O debate girou em torno do 5⁰ objetivo, que trata especificamente da Igualdade de Gênero. Participaram da conversa a professora Lia Zanotta Machado, da Universidade de Brasília (UnB); Flávia Biroli, membro da Rede Brasileira de Mulheres Cientistas e Aldo José Gorgatti Zarbin, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A mediação foi da professora Laila Salmen Espindola, também da UnB.

“É necessário incorporar as mulheres como sujeitos na construção de respostas. Nesse panorama, as mulheres precisam ocupar a política, o espaço onde já há poder de decisão para criação de políticas públicas. O nosso desafio é: como avançar? Porque sem responsabilidade estatal, é impossível assegurar a igualdade de gênero.” Destaca Biroli.

Leia na íntegra: Jornal da Ciência