Pandemia “apagou” dados sobre ensino técnico profissionalizante no Brasil

Coleta presencial de dados teve de ser feita por telefone por um período e a opção foi reduzir levantamentos da PNAD Contínua

A pandemia conduziu à perda irreparável de dados, para 2020 e 2021, sobre acesso à serviços de saneamento em lares brasileiros, bem como evolução de ensino técnico profissionalizante no país. A conclusão é de especialistas ouvidos pelo Valor para falar a respeito de notas técnicas, veiculadas em julho, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sobre ausência de três séries anuais dentro da edição, também anual, da Pesquisa por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua).

Esse levantamento é conhecido por fornecer taxa de desemprego oficial do país, mas também apura outras informações relevantes. As séries que não contarão com dados, para os referidos anos, são: módulo anual de Educação, e módulos anuais de Características dos domicílios, e de Características adicionais do mercado de trabalho de 2020 e 2021.

Enquanto a ausência de dados sobre trabalho pode ser compensada com informações de outras pesquisas do IBGE, o mesmo não se pode dizer sobre acesso à saneamento e ensino técnico, alertam pesquisadores dessas áreas.

Leia na íntegra: Valor