Casos ativos de covid-19 em SC caem 15% em uma semana, aponta Necat/UFSC

Já os óbitos apresentaram uma oscilação superior ao registro anterior

O Núcleo de Estudos de Economia Catarinense (Necat) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) publicou a 31ª edição do Informe Semanal sobre a covid-19 no estado. O documento analisou os dados, do período entre 30 de julho e 5 de agosto, divulgados pela Secretaria Estadual da Saúde, além de informações obtidas em outras fontes, especialmente no Ministério da Saúde.

Na semana em análise, os casos ativos sofreram uma redução de 15%, indicando que 1.382 pessoas deixaram de fazer parte do contingente de contaminados existentes no estado. De acordo com o Informe, esse patamar de registros oficiais ativos demonstra a continuidade da expansão da doença, ainda que a uma velocidade de contaminação ligeiramente inferior àquela documentada na semana anterior.

“Registra-se a continuidade dos avanços dos casos ativos na região da Grande Florianópolis, que passou a responder por 24% do total estadual, percentual que em termos absolutos somava 1.884 pessoas positivadas – o maior número absoluto dentre todas as regiões do estado. Além dessa, merecem destaque também as regiões do Planalto Norte-Nordeste, com 17% agregado estadual, e Grande Oeste, que passou a responder por 18,5% das pessoas positivadas”, destaca o documento.

Já os óbitos apresentaram uma oscilação superior ao registro anterior, fazendo com que a média se situasse no patamar de 5,9 óbitos diários, representando a ocorrência de mais 41 mortes pela doença na semana considerada. Com isso, somente neste ano, aproximadamente 2.070 pessoas faleceram em decorrência da covid-19.

Fonte: Notícias da UFSC