MCTI anuncia novas chamadas e suplementação de recursos para ações do CNPq/MCTI

Editais abordam temas diversos como popularização da ciência, museus, mineração, materiais avançados e computação quântica

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) anunciou no dia 27 de julho, com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), novas chamadas em diversas áreas, além da suplementação de recursos para editais que já estão em andamento. Os recursos para essas chamadas somam quase R$ 900 milhões.

O diretor do CNPq/MCTI destacou que as novas chamadas e recursos trazem tranquilidade e vão complementar a área de fomento da instituição, trazendo-a para um patamar equiparado ao orçamento para bolsas. São editais em temas diversos, como popularização da ciência, museus, mineração, materiais avançados e computação quântica. Ele anunciou, ainda, que será lançado em breve o programa Pró-Humanidades, com recursos já garantidos de R$ 50 milhões para o desenvolvimento contínuo da área de Ciências Humanas.

O ministro do MCTI e o secretário de Pesquisa e Formação Científica do ministério, que participaram do lançamento, celebraram os novos recursos para o fomento à pesquisa. Eles agradeceram e reconheceram o trabalho em equipe do ministério e agências de fomento que viabilizaram as novas chamadas e recursos. O ministro observou que o anúncio dos recursos coincide com a realização da 74ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), trazendo boas notícias para a comunidade científica do Brasil.

Leia na íntegra: Governo Federal