EdUFSC promove projeto Livro na Praça, com encontro entre escritores e leitores e venda de livros a preços acessíveis

Sessenta títulos da editora serão vendidos a preços promocionais a partir de R$ 3

A Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC) realizará, entre os meses de setembro e dezembro, o projeto Livro na Praça, que consiste em um encontro entre escritores e leitores e venda de livros a preços acessíveis. O projeto acontecerá às sextas-feiras, a partir das 18h, na Praça Santos Dumont, no bairro Trindade, em Florianópolis, podendo ser transferido para o Teatro Carmen Fossari ou a Igrejinha da UFSC em dias de chuva.

Os encontros serão temáticos: em cada mês, um assunto será debatido. Em setembro, será história de Santa Catarina; em outubro, literatura em Santa Catarina; em novembro, história do Brasil; e em dezembro, jornalismo alternativo. Em cada encontro, um autor convidado fará uma fala de cerca de 40 minutos sobre sua obra, em linguagem acessível, permitindo, ao final, um debate com os presentes.

A EdUFSC irá disponibilizar para venda o livro apresentado com até 80% de desconto, entre outras obras. A editora estará vendendo 60 títulos a preços promocionais a partir de R$3 como o livro “O professor é um poeta II”, organizado pela Apufsc-Sindical. Entre as obras, será possível encontrar, por exemplo, o livro “Dos subterrâneos da história: as trabalhadoras das minas de carvão em Santa Catarina”, de Carlos Renato Carola, com 84,8% de desconto.

Além da EdUFSC, também foram convidadas a editora Insular e a livraria Livros&Livros para vender obras na praça. A única exigência que eu faço pra eles é que venham com livros promocionais. O preço baixo não diminui o valor do livro, pelo contrário, faz o livro chegar em mais gente, conta o professor Waldir José Rampinelli, diretor da EdUFSC.

:::: Acesse a tabela de livros da EdUFSC que serão vendidos no projeto Livro na Praça

Waldir José Rampinelli (Foto: Erick Vinícius/Apufsc)
Waldir José Rampinelli, da EdUFSC, que tornar a literatura catarinense mais acessível (Foto: Erick Vinícius/Apufsc)

O projeto Livro na Praça é inspirado no programa Para Leer en Libertad, que acontece há dez anos no México. Organizado por historiadores, Para Leer en Libertad também acontece nas praças, com palestras de escritores e editoras vendendo livros a preços acessíveis ou doando. O programa se tornou a maior distribuição de livros do mundo, com mais de 50 milhões de obras distribuídas.

O professor Rampinelli conta que pretende transformar o Livro na Praça em um projeto permanente da EdUFSC. Os meses de março, abril e maio de 2023 já estão em planejamento, e terão como tema Relações Internacionais, Filosofia e Esportes e Saúde, respectivamente. Pode ser um pouco ousado, mas queremos transformar isso na distribuição de livros de Santa Catarina, aspira o professor.

Na primeira edição, que acontece no dia 2 de setembro, a obra apresentada será “Memórias reveladas da UFSC durante a ditadura civil-militar”, dos autores Jean-Marie Farines, Marli Auras e Laura Tuyama. O livro descreve acontecimentos do período da ditadura civil-militar na Universidade Federal de Santa Catarina. A obra é a consolidação dos documentos e depoimentos colhidos pela Comissão Memória e Verdade da UFSC e apresentados no seu relatório final, que confirmaram violações dos direitos humanos.

Confira a programação completa:

SETEMBRO | Tema: História de Santa Catarina

Dia 2: “Memórias reveladas da UFSC durante a ditadura civil-militar”
Autores: Jean-Marie Farines, Marli Auras e Laura Tuyama

Dia 9: “Histórias na ditadura: Santa Catarina 1964-1985”
Autores: Ana Brancher e Reinaldo Lohn

Dia 16: “O cinema em Santa Catarina”
Autor: José Pires

Dia 23: “Dionísio em Santa Catarina – ensaios sobre a farra do boi”
Autor: Rafael José de Menezes Bastos

Dia 30: Guerra do Contestado
Autora: Marli Auras

OUTUBRO | Tema: Literatura em Santa Catarina

Dia 7: “Os mortos de abril – pequeno diário higiênico”
Autor: Amilcar Neves

Dia 14: “Os milagres do cão Jerônimo”
Autor: Péricles Prade

Dia 21: “Ao que minha vida veio”
Autor: Alckmar dos Santos

Dia 28: A Mala de Jorge Amado na UFSC
Autor: Tânia Ramos

NOVEMBRO | Tema: História do Brasil

Dia 4: Literatura e Política no Estado Novo
Autor: Adriano Luiz Duarte

Dia 11: “As duas faces da moeda – as contribuições de JK e Gilberto Freyre ao colonialismo português”
Autor: Waldir José Rampinelli

Dia 18: “A batalha de papel: a charge como arma na guerra contra o Paraguai”
Autor: Mauro César Silveira
Expositor: A ser convidado

Dia 25: “Uma ilusão de desenvolvimento – nacionalismo e dominação burguesa nos anos JK”
Autor: Lúcio Flávio de Almeida
Expositor: Nildo Ouriques

DEZEMBRO | Tema: Jornalismo Alternativo
Em planejamento
Datas previstas: dias 2, 9, 16

Lais Godinho
Imprensa Apufsc