“O governo federal precisa perceber o dano que está causando à ciência e à tecnologia”, alerta presidente da SBPC

Em audiência com diretores da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, o ministro da CT&I, Paulo Alvim, confirmou a redução no teto do FNDCT, que dilacera as ações governamentais no setor, afirma o Jornal da Ciência

A pedido da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e de demais entidades da sociedade científica, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, participou de uma audiência com a Diretoria da entidade para responder questionamentos sobre a Medida Provisória nº 1.136/2022, que bloqueia recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) até o ano de 2026. Na prática, o fundo terá bloqueios orçamentários ano após ano – em 2022, já é estimada uma perda de R$ 2,7 bilhões.

O presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, abriu o encontro destacando o histórico de contingenciamentos que a pasta vem sofrendo por parte do governo federal, um cenário intensificado drasticamente em 2022.

Janine Ribeiro também denunciou que uma das consequências é a fuga de cientistas para outros países, já que não estão encontrando mais subsídios para trabalharem com pesquisa. “O Brasil está dando de presente para os países ricos pessoas formadas e qualificadas. Depois de todo o investimento na formação, falta o mercado de trabalho aqui.”

Leia na íntegra: Jornal da Ciência