Em seminário, Necat/UFSC apresenta estudos que mostram o impacto da pandemia na economia catarinense

Evento é realizado nesta quarta e quinta-feira, no auditório do CSE, em Florianópolis

Teve início na manhã desta quarta-feira, dia 14, o seminário Impactos Econômicos e Sociais da Covid-19 em Santa Catarina, promovido pelo Núcleo de Estudos de Economia Catarinense (Necat) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). No evento, são apresentados estudos realizados pelo núcleo ao longo dos últimos dois anos e meio, além de serem traçadas perspectivas futuras para o cenário econômico e social no estado.

Na abertura do seminário, na manhã desta quarta, o professor Lauro Mattei, coordenador do Necat, fez um breve balanço sobre o trabalho de pesquisa desde o início da pandemia. “O que nós fizemos é o papel da universidade para qualificar o debate. Hoje, as 295 administrações municipais de Santa Catarina estão conectadas ao Necat. Isso é um pouco da relevância do nosso trabalho no sentido de se aproximar da sociedade, de quebrar os muros da universidade”, avaliou o professor.

Mattei ressaltou a importância dos investimentos para as pesquisas realizadas pelo núcleo. Ainda em 2020, uma emenda parlamentar proporcionou o início dos trabalhos relacionados à pandemia. Na sequência, o investimento da própria Reitoria da UFSC garantiu a continuidade dos estudos. Agora, um edital da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) dá novo fôlego a este trabalho.

O coordenador do Necat explicou que, ao longo dos dois dias de seminário, serão apresentados estudos bastante qualificados sobre os impactos econômicos e sociais da pandemia em SC. Para o evento, foram convidadas outras universidades de Santa Catarina, além de entidades que representam trabalhadores e o setor empresarial. O governo do Estado também foi convidado, mas não confirmou presença.

“Vamos socializar com estes atores sociais os resultados destas pesquisas. Temos que enfrentar a narrativa um pouco equivocada que se construiu em Santa Catarina de que aqui está tudo bem. Os dados não mostram isso. Esse é um dos objetivos do seminário: apresentar estudos para além das narrativas e discutir o que vem pela frente”, complementou Mattei.

::: Confira a programação completa

Professor Lauro Mattei, coordenador do Necat (Foto: Stefani Ceolla/Apufsc)

O Necat e a pandemia

O cenário pandêmico instigou a equipe de pesquisadores do Necat/UFSC a elaborar, ainda no mês de março de 2020, um projeto de pesquisa para analisar os impactos econômicos e sociais da doença em Santa Catarina. Tal pesquisa está em curso desde então, sendo que as atividades se desdobraram em quatro subprojetos específicos: análise dos impactos da pandemia sobre as atividades econômicas, em especial nos setores da indústria, comércio e de serviços; análise dos impactos sociais, especialmente nos temas do emprego, desemprego e nível de renda no estado de SC; análise dos gastos públicos com a pandemia, bem como a situação das finanças estaduais diante do cenário pandêmico; análise da evolução da pandemia no conjunto do estado de SC.

Esse trabalho está na essência do Necat, que ao longo dos últimos 11 anos foi se inserindo no debate catarinense, transformando-se em um importante centro acadêmico de referência para o conjunto da sociedade catarinense.

Stefani Ceolla
Imprensa Apufsc