Professora da UFSC recebe prêmio internacional de ensino de computação

Prêmio promove empoderamento tecnológico, criatividade e ação computacional

Christiane Gresse von Wangenheim, professora do Departamento de Informática e Estatística da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi premiada com o 2022 Teacher Excellence Award, da App Inventor Foundation (EUA). O prêmio é concedido a professores que contribuíram para promover o empoderamento tecnológico, a criatividade e a ação computacional por meio do ensino do desenvolvimento de aplicativos com App Inventor, plataforma do Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Christiane coordena o projeto Computação na Escola, do Instituto Nacional para Convergência Digital (INCoD), vinculado ao Departamento de Informática e Estatística da UFSC. “A iniciativa visa à popularização do conhecimento de computação, iniciando na educação básica, por meio do desenvolvimento de aplicativos que fazem uma diferença positiva, significativa, que tornam o mundo um lugar melhor por meio da busca de um bem coletivo e comum”, explica a professora.

O grupo realiza pesquisa, desenvolvimento e aplicação de ensino de conceitos de algoritmos e programação, engenharia de software, design thinking, design de interface e inteligência artificial/machine learning para educação básica e superior. Também oferece cursos gratuitos de criação de aplicativos móveis com App Inventor.  

“Esse prêmio também reconhece os esforços de todos os colegas e estudantes que contribuíram para a nossa pesquisa, desenvolvimento e aplicação do ensino de computação e também a todos os participantes dos nossos cursos”, enfatiza Christiane.

Fonte: Notícias da UFSC