Capes tenta substituição rápida de coordenadores e é criticada por comunidade científica

Candidatura autônoma e período de gestão também suscitam queixas; órgão diz que processo ocorreu de forma estável e rigorosa

O novo edital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para definição dos coordenadores de áreas científicas preocupa entidades ligadas a ciência. Pedidos de alteração do documento já foram feitos, mas o órgão não deu uma resposta positiva a eles. Segundo a entidade, o processo de seleção ocorreu de forma estável, rigorosa e com respeito à opinião de todos.

Os coordenadores de grandes áreas científicas são posições importantes para representação da comunidade científica na Capes. Eles também são essenciais para o funcionamento da avaliação quadrienal dos programas de pós-graduação, mecanismo que indica as notas dos cursos de mestrado e doutorado de todo o país.

No total, são 49 áreas que abrangem diversos campos do conhecimento científico. A escolha dos coordenadores das áreas ocorre com base em editais publicados pela Capes. O último deles data de 1° de setembro – este documento que é motivo de críticas.

Leia na íntegra: Folha