Plenária Popular Mundial de Educação ressalta legado de Paulo Freire

Presente em Recife desde o último sábado, a delegação do Proifes-Federação, da qual a Apufsc-Sindical faz parte, acompanhou o evento

No aniversário de 101 anos de Paulo Freire, patrono da educação brasileira, educadoras e educadores de todo o país enalteceram seu legado na Plenária Popular Mundial de Educação, realizada na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O evento, que teve início no sábado, dia 17, e encerrou nesta terça-feira, dia 20, contou com a participação de representantes da África, Europa e América Latina. Presente em Recife desde o último sábado, a delegação do Proifes-Federação acompanhou o evento.

Delegação do Proifes na Plenária (Foto: Proifes/Divulgação)

O evento teve início com apresentações culturais do Afoxé Oyá Alaxé, do Recife, e do músico potiguar Hilton Acioli. Após as falas de diversos representantes de entidades internacionais, a principal mesa do encontro teve como tema o legado de Paulo Freire para a educação pública.

Sobre Freire, o professor e pesquisador Sérgio Haddad afirmou: “O seu pensamento nos orienta a pensar a nossa sociedade e a pensar valores que essa sociedade vem produzindo”. Haddad destacou que a obra do educador “é um antídoto ao racismo, à xenofobia, é um antídoto contra aqueles que atacam os direitos indígenas, contra a violência, contra o armamentismo, é um antídoto sobre todos aqueles que lutam para rebaixar a condição social de qualquer pessoa”.

Coordenadora da Cátedra Paulo Freire da UFPE, a professora Eliete Santiago citou afirmações freireanas que estimulam professores e professoras cotidianamente à reflexão e à prática: “A natureza da educação é política”; “A educação não transforma o mundo, a educação transforma pessoas e pessoas transformam o mundo”.

Nita Freire, viúva de Paulo Freire (Foto: CNTE/Divulgação)

Ovacionada pelo público, a educadora Nita Freire, viúva de Paulo Freire, encerrou a plenária na segunda-feira, dia 19, data do aniversário do educador, lembrando que ele não pensava somente a educação: “Paulo pensou a existência, e dizia: como a gente pode ir ao âmago da questão, como a gente pode entender profundamente, nas suas raízes, os fatos, os eventos, os fenômenos, a vida? Como? Paulo foi o pedagogo da pergunta”.

A programação foi encerrada com um ato na estátua de Paulo Freire, localizada dentro da UFPE. Na ocasião foi colocada uma nova placa em homenagem ao patrono da educação.

Fonte: Proifes-Federação