Programa Futuras Cientistas será expandido para todo o Brasil em 2023

Com apoio do CNPq, 470 vagas serão ofertadas para a Imersão Científica. Inscrições estão abertas

Em 10 anos, centenas de alunas e professoras das redes públicas de ensino da Paraíba, de Pernambuco e de Sergipe passaram pelo programa Futuras Cientistas. Em 2023, o programa do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), entidade vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), ampliará sua atuação para todas as unidades da federação. Com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), 470 vagas serão ofertadas para a Imersão Científica, destinadas a alunas do 2º do ensino médio e professoras da rede pública de todo o Brasil. As inscrições iniciaram na segunda-feira, dia 19, e seguem até 10 de outubro. Clique aqui para participar.

Com quatro módulos de atuação, o programa Futuras Cientistas tem na Imersão Científica sua porta de entrada. A primeira modalidade é promovida anualmente, sempre no período de férias escolares, e recebe em laboratórios de pesquisa estudantes e professoras para um mergulho de semanas no cotidiano de um cientista. Para subsidiar a participação, as selecionadas recebem um auxílio de R$ 483. Na modalidade remota, elas também receberão todos os materiais necessários para a realização dos experimentos dos planos de trabalho. Neste ano, 108 propostas de atividades foram inscritas. As aprovadas podem ser conferidas no site oficial da Instituição.

A imersão será promovida em 25 estados brasileiros dos dias 3 a 31 de janeiro. As exceções são os estados do Acre, com atividades programadas de 20 de janeiro a 17 de fevereiro, e do Pará, de 6 a 24 de fevereiro; considerando o calendário letivo de ambas unidades federativas. Das vagas disponíveis, 160 são destinadas a alunas matriculadas em escolas regulares, 160 destinadas a estudantes de tempo integral, semi-integral ou do ensino técnico. As docentes contarão com 150 vagas e, no escopo geral, 10% das vagas são destinadas preferencialmente a pessoas com deficiência.

Atuação e reconhecimento

Em 2022, o Futuras foi o vencedor do Prêmio Movimento LED na categoria Educação Não-formal, o certame realizado pela Rede Globo e a Fundação Roberto Marinho é voltado a iniciativas de inovação na educação brasileira. A premiação exibida em horário nobre na programação da TV Aberta lançou ainda mais holofotes para o programa, que antes da nacionalização já recebia propostas de participação de meninas de diversos lugares do país. Com o apoio do Consulado dos Estados Unidos da América, no Recife, a iniciativa que nasceu em Recife ganhou edições na Paraíba e em Sergipe.

Fonte: Jornal da Ciência