SBPC lança alerta para voto consciente em semana de eleições

Vice-presidente da entidade, Fernanda Sobral, conclama para que a escolha dos candidatos seja feita a partir da consolidação da democracia no país

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) lançou um alerta pelo voto consciente nas eleições que acontecem no próximo domingo, 2 de outubro. Em uma série de vídeos postados nas redes sociais, membros da Diretoria da entidade falam da importância das pessoas se informarem e refletirem sobre quais candidatos oferecem propostas para um país que respeita a democracia, que valoriza a educação, a diversidade cultural, étnica, religiosa, a integridade e o meio ambiente, e que apoia o conhecimento científico como forma de superar os imensos desafios sociais e econômicos que o Brasil tem pela frente.

O primeiro vídeo da série foi feito pelo presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, que conclama todos a olharem com muita atenção, na hora de escolher em quem votar, quais são as posições e propostas de cada concorrente, tanto ao Executivo, quanto ao Legislativo, para educação, ciência, saúde, meio ambiente, cultura e democracia. “Pensem bem e escolham bem seus candidatos, porque está em nossas mãos o futuro do país no dia da eleição. Votem com atenção”, diz.

O segundo vídeo, divulgado nesta terça-feira, dia 27, foi o da vice-presidente da SBPC, Fernanda Sobral. Nele, ela ressalta que a entidade tem tido uma forte atuação na defesa da educação, ciência, tecnologia, inovação, saúde, meio ambiente e direitos humanos, e cita que há três meses a SBPC organizou o “Projeto para um Brasil Novo”, um ciclo de debates que originou uma série de propostas encaminhadas aos candidatos. Sobral conclama que todos votem em candidatos que estejam alinhados às essas propostas, “sobretudo, que a escolha seja feita a partir da nossa principal proposta, que é a consolidação da democracia.”

Conforme rege seu Estatuto, “é vedada à SBPC a participação direta em campanhas de interesse político-partidário ou eleitorais, sob quaisquer meios ou formas”, ou seja, a SBPC não é nem deve ou pode ser partidária. Por estas razões, a SBPC não toma posição em favor de candidaturas ou de partidos.

No entanto, a SBPC pode e deve, em período eleitoral ou fora dele, informar a opinião pública sobre as necessidades principais da sociedade brasileira para o desenvolvimento justo e sustentável do país.

Fonte: Jornal da Ciência