Brasil sob ameça de “apagão”: estudo prevê déficit de professores por desinteresse pela carreira

Redução no número de docentes formados e precarização das condições de trabalho têm feito jovens se desinteressarem pela profissão

Um estudo revela que o Brasil poderá ter um “apagão” de professores se não investir na formação de docentes para a educação básica. O país precisará de 1,97 milhão de professores em 2040, mas projeções indicam que o total deles cairá 20,7% em 18 anos, gerando um déficit de 235 mil profissionais. Os dados são da pesquisa Risco de “apagão” de professores no Brasil, do Instituto Semesp, divulgada na manhã desta quinta-feira, dia 29.

O principal motivo para a redução contínua do número de professores é o desinteresse pela carreira, marcada por baixos salários e más condições de trabalho. Hoje, a proporção é de 20 estudantes com idades entre 3 e 17 anos na educação básica para cada docente em atividade.

O cenário atual é de uma preocupante redução do número de concluintes da graduação. O percentual de formados em cursos de licenciatura apresentou um crescimento de apenas 4,3%, devido à alta evasão em Ensino a Distância (EaD), que ganhou destaque sobretudo a partir da pandemia de Covid-19. A partir de 2020, a modalidade passou a representar 73,2% dos novos alunos, porém tem alto índice de abandono.

Leia na íntegra: O Globo