Sessão do Conselho Universitário sobre flexibilização do uso de máscaras na UFSC é transferida para 11 de outubro

Discussão da pauta é adiada pela segunda vez

A sessão extraordinária do Conselho Universitário (CUn) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que ocorreria em 4 de outubro foi transferida para a terça-feira seguinte, dia 11. Na pauta está a apreciação da proposta de flexibilização do uso obrigatório de máscaras de proteção individual no âmbito da UFSC. A reunião tem início às 14h, de forma híbrida, com transmissão ao vivo pelo canal do CUn no Youtube.

Matéria publicada no site da Apufsc detalha a discussão sobre a flexibilização, que teve início na sessão do dia 21. Na ocasião, o professor Fabrício de Souza Neves, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), apresentou parecer favorável a desobrigar o uso de máscara em todos os ambientes internos da instituição, mantendo a recomendação de uso para pessoas em determinadas condições e em locais destinados à prestação de serviços de saúde. O professor defende que o declínio do número de internações por covid e do Número de Reprodução Efetivo (Rt) permitem a flexibilização.

No entanto, o diretor do Departamento de Atenção à Saúde (DAS), Douglas Francisco Kovaleski, argumentou que os percentuais de casos positivos na população testada e a taxa de ocupação de leitos de UTI do SUS indicam que ainda não é o momento de abrir mão desta “camada de proteção” contra a covid.

Fonte: Notícias da UFSC