Candidatos assinam carta pelo direito à educação em meio às eleições

Mais de 400 candidatos em todo o país assinaram um compromisso pela educação

Antes do primeiro turno, mais de 400 candidatos de todas as regiões do país fizeram um pacto por uma educação pública equitativa e de qualidade nos próximos governos. No Distrito Federal, a pasta teve apoio de 30 candidatos ao governo e às Câmaras dos Deputados e Legislativa, sendo que cinco foram eleitos: Erika Kokay (PT), eleita à Câmara dos Deputados, e Fábio Félix (PSol), Max Maciel (PSol), Chico Vigilante (PT) e Gabriel Magno (PT) eleitos para deputados distritais.

Entre as chapas que ainda concorrem à Presidência da República, a campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou o documento. Outro presidenciável que apoiou o movimento foi Ciro Gomes (PDT), quarto colocado nas disputas do último domingo, dia 2.

A Carta Compromisso pelo Direito à Educação foi lançada em junho deste ano pela Rede Malala no Brasil e reúne 40 pontos com ações para garantir financiamento adequado à educação e combate às desigualdades. De acordo com a instituição, o objetivo é mobilizar os governantes locais a promoverem pautas educacionais e se comprometerem com a construção de sistemas de educação pública fortes e a superação das profundas desigualdades raciais, sociais, de gênero e regionais que afetam o acesso e a permanência de estudantes na escolas, sobretudo as meninas.

Leia na íntegra: Correio Braziliense