Os desafios da pauta ambiental e científica no novo Congresso

Temas nunca foram protagonistas na política brasileira, mas ganharam espaço no debate público na pandemia e com desmatamento em alta

As eleições nacionais de 2022 acontecem em meio a duas crises globais: a pandemia de covid-19, que desde 2020 deixou 686 mil mortos no Brasil, e a mudança climática, na qual o país é protagonista por abrigar a maior parte da floresta amazônica.

Tanto na crise sanitária quanto na ambiental, o governo de Jair Bolsonaro, que tenta a reeleição, incentiva o negacionismo e ignora medidas recomendadas pela ciência. Para se opor a esse cenário, cientistas e ambientalistas lançaram candidaturas ao Congresso em 2022, apostando na presença desses temas no debate público e na campanha eleitoral.

O jornal Nexo mostra qual foi o saldo dessa iniciativa, relembrando as candidaturas que foram lançadas e destacando as que foram e as que não foram eleitas. Analisa também quais foram os desafios desse movimento em 2022 e qual é o futuro da pauta ambiental e da ciência na política.

Leia na íntegra: Nexo