Em meio a cortes orçamentários, 260 cientistas assinam manifesto por novo governo

Pesquisadores do país afirmam que desmontes atuais na ciência, educação e meio ambiente exigem governo que se comprometa em mudar cenário atual

Um grupo de mais de 260 cientistas de instituições de todo o país assinou um manifesto em apoio à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a Presidência da República. No documento, os especialistas argumentam que o Brasil vive hoje um momento de “fomentar a ignorância contra a razão”, e apontam ataques e invalidações contra a ciência por parte do atual presidente, Jair Bolsonaro (PL).

Os cientistas defendem no manifesto que a efetividade das políticas científicas durante o Governo Lula embasa sua continuidade em um novo governo: “Justifica nossa manifestação o fato de que a política de seu governo deu continuidade e consolidou, de 2003 a 2011, as bases para o desenvolvimento fraterno, educado, científico e tecnológico em nosso país. As sementes da igualdade germinaram e alimentaram as artes, a cultura e a cooperação internacional.”

Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e um dos signatários, Ildeu de Castro Moreira reforça a importância dessa manifestação para o debate político.

Leia na íntegra: Jornal da Ciência