Nota de pesar: falece Ernani Bayer, ex-reitor da UFSC

O velório será na tarde deste sábado, dia 15, no Cemitério Jardim da Paz, em Florianópolis

A Apufsc-Sindical comunica, com pesar, o falecimento do ex-reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e filiado ao sindicato Ernani Bayer. Ele morreu na madrugada deste sábado, dia 15, no Hospital Baía Sul, em Florianópolis, onde estava internado.

A história do professor Ernani Bayer com a universidade começou na criação da instituição: em 1959, foi presidente do Centro Acadêmico XI de Fevereiro (Caxif), a primeira organização estudantil a se manifestar a favor da criação da UFSC, fundada um ano depois, em 1960. Como professor de Direito, tornou-se educador, profissão na qual defendeu que a universidade é obra que não se conclui nunca, “sendo o locus por excelência para o encontro dos desencontros”.

Bayer foi o 4º reitor da universidade, no período de 1980 a 1984. Entre os principais acontecimentos da sua gestão estão a criação da Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC), a aquisição e manutenção do acervo de Franklin Cascaes e o início da reestruturação das Fortalezas de Anhatomirim. O ex-reitor também estava na gestão quando a universidade recebeu terras no bairro Tapera do Governo de Santa Catarina para produção de pesquisa e extensão, local que ficou conhecida como Fazenda Experimental da Ressacada.

Como reitor, Bayer teve um papel fundamental no processo de redemocratização da universidade. Além da criação da EdUFSC, que contribuiu para isso, o professor também revogou a proibição de manifestações no campus e enfrentou com equilíbrio um período de muitas greves nas universidades, que culminaram com a edição do Plano de Carreira no Magistério Superior.

O professor também foi secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, na gestão do ministro Jorge Konder Bornhausen. Foi ainda conselheiro e vice-presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE). No Governo de Santa Catarina exerceu, entre 2012 e 2013, o cargo de secretário-adjunto de Comunicação durante a gestão de Raimundo Colombo. Sua última função pública foi no Conselho de Administração das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc).

O sepultamento de Ernani Bayer irá acontecer na tarde deste sábado, dia 15, no Cemitério Jardim da Paz, em Florianópolis. A Apufsc-Sindical presta suas condolências e solidariedade aos amigos e familiares do professor.

Com informações do Notícias UFSC e NSC Total
Imprensa Apufsc