Menos da metade dos brasileiros creem que docentes são respeitados

Por outro lado, a pesquisa estimou que 98% dos brasileiros acreditam que bons professores são capazes de transformar a vida de uma pessoa

A maioria dos brasileiros, 74%, acredita que ser professor é tão ou mais difícil do que ser médico, engenheiro ou advogado — mas apenas 25% da população considera que os docentes são tão valorizados quanto aqueles profissionais.

Este descompasso entre um enorme reconhecimento pela população da importância do professor e a percepção de que eles são pouco valorizados em suas comunidades foi revelado por uma pesquisa realizada pelo IPEC e pelo Instituto Península e divulgado na véspera do Dia do Professor, celebrado neste sábado, 15 de outubro.

A partir de uma amostra de entrevistados com características semelhantes à população brasileira, a pesquisa estimou que nada menos de 98% dos brasileiros acreditam que bons professores são capazes de transformar a vida de uma pessoa e 86% que esses profissionais estão sempre agindo no melhor interesse dos estudantes.

Mas, para a maioria dos entrevistados, 53%, os docentes não têm carinho e respeito dos colegas, alunos e famílias no ambiente escolar. Para 45% dos entrevistados, os professores são sim respeitados e cuidados no ambiente escolar.

Leia na íntegra: BBC Brasil