UFSC é a quinta universidade mais sustentável do Brasil

Foi a primeira vez que o QS Ranking realizou uma avaliação com o recorte específico para a sustentabilidade

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é a quinta universidade mais sustentável do Brasil e a segunda colocada entre as federais, conforme levantamento publicado na última quarta-feira, dia 26, pelo QS Ranking Mundial 2023. Nas primeiras posições estão, respectivamente, a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Com a análise de desempenho de 700 universidades no mundo, esta foi a primeira vez que o QS ranking realizou uma avaliação com o recorte específico para a Sustentabilidade. A metodologia utilizada é composta por indicadores voltados à medição da capacidade de uma instituição no enfretamento a desafios ambientais, sociais e de governança.

A proposta é avaliar o impacto institucional “para capturar efetivamente o desempenho da universidade quando se trata de fazer mudanças positivas para as pessoas e o planeta”. Os indicadores são divididos em dois grandes grupos: medidas de impacto social e medidas de impacto ambiental. No primeiro, são avaliados critérios como igualdade de gênero e ações afirmativas, troca de conhecimento entre instituições, reputação acadêmica e empregabilidade.

Já o segundo grupo engloba aspectos como pesquisa sustentável, educação sustentável e instituições sustentáveis – este último indicador avalia, por exemplo, a estratégia de sustentabilidade da Universidade, a disponibilidade de relatório sobre emissões energéticas, a existência de formações estudantis focadas em sustentabilidade ambiental, entre outros.

Confira o ranking completo e mais informações sobre a metodologia no site do QS World University Rankings: Sustainability 2023.

RANKING NACIONAL

1ª Universidade de São Paulo (USP)
2ª Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
3ª Universidade Estadual Paulista (UNESP)
4ª Universidade Federal do Rio Grande Do Sul (UFRGS)
5ª Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
6ª Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
7ª Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ)
8ª Universidade Federal do Ceará (UFC)
9ª Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
10ª Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Fonte: Notícias da UFSC