UFSC discute reajuste do plano de saúde dos servidores

A Unimed apresentou proposta de reajuste de 28% no plano de saúde dos servidores, o que preocupa os representantes das categorias. Apufsc participa de reuniões sobre o assunto

Foi realizada na manhã desta terça-feira, dia 1°, uma reunião no gabinete da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para discutir o reajuste do plano de saúde dos servidores da instituição. Esse é o terceiro encontro realizado entre a universidade e a comissão formada para discutir a questão. A Apufsc-Sindical faz parte desse grupo. O presidente José Guadalupe Fletes foi um dos participantes da reunião desta terça.

“Do ponto de vista do sindicato, a nossa preocupação fundamental é o impacto no bolso dos docentes e servidores da UFSC”, disse Fletes, que colocou o jurídico da Apufsc à disposição para avaliar o contrato e sugerir uma contraproposta, visto que a entidade tem experiência em negociações de plano de saúde.

A primeira proposta apresentada pela Unimed foi a de um reajuste de 28% no plano de saúde dos servidores, seguindo o atual contrato com a universidade, o que preocupa os representantes das categorias. Na reunião desta terça, a empresa explicou que é possível chegar a um entendimento e reduzir para 21% de reajuste. No entanto, mais três programas seriam incluídos pela Unimed ao plano: o OncoClinícas, a Atenção Primária a Saúde (APS) e o Concierge Humano, a fim de diminuir as despesas contratuais a longo prazo e melhorar o atendimento médico. Além disso, para esse novo percentual, seria necessário retirar do documento uma cláusula que garante o reembolso da UFSC quando menos beneficiários do que o estimado fazem o uso do plano.

No encontro, algumas secretarias da UFSC pediram para receber tabelas e dados e propuseram outras ideias para minimizar os impactos do reajuste, como a elaboração de um contrato mais longo, de 24 meses, que poderia diluir esse aumento. Uma nova reunião havia sido agendada para esta sexta-feira, dia 4, em que novas propostas e estudos deveriam apresentados. No entanto, esse encontro foi cancelado. Depois dessa nova reunião, deve haver uma audiência pública com os servidores da comunidade acadêmica para discutir a questão.

Karol Bernardi
Imprensa Apufsc