Professor de história elogia nazismo na web e é afastado de escola em SC; polícia investiga

Apologia do nazismo é crime previsto na Lei 7.716/1989. No diálogo em um aplicativo de mensagens, professor dizia que “Hitler foi melhor que Jesus”, destaca G1

Um professor de história da rede estadual de Santa Catarina foi afastado do cargo após defender o nazismo em um grupo de troca de mensagens na web. O diálogo foi registrado em uma captura de tela e repercutiu nas redes sociais nesta semana.

A Polícia Civil informou nesta quinta-feira, dia 3, que instaurou inquérito para investigar o caso. Conforme a Secretaria de Educação (SED), um processo administrativo também foi instaurado para apurar a conduta do professor.

A pasta disse que está ciente da situação e informou que equipes do Núcleo de Prevenção às Violências Escolares foram até a Escola de Ensino Médio Annes Gualberto, em Imbituba, onde o professor dava aulas, para ouvir os envolvidos.

Quem faz gestos nazistas pode ser preso pelo crime de racismo no Brasil e cumprir pena de reclusão. A punição é resultado da lei 7.716/1989, que tem penalidade específica para uso de símbolos ligados ao nazismo.

Mensagens que o professor enviou em grupos (Reprodução/G1SC)

Leia na íntegra: G1