Edição desta sexta-feira do projeto Livro na Praça terá apresentação de obra do vice-presidente da Apufsc

“Literatura e Política no Estado Novo”, de Adriano Duarte, está disponível gratuitamente em formato digital

Nesta sexta-feira, dia 4, acontece na Igrejinha da UFSC, às 18h, a apresentação do livro “Literatura e Política no Estado Novo” do vice-presidente da Apufsc-Sindical, Adriano Luiz Duarte. A obra é a primeira a ser divulgada na programação de novembro do projeto Livro na Praça, promovida pela Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC). Como de costume, haverá música ao vivo com Alexandre Brandalise e Oto Bezerra.

Publicado em 2019, “Literatura e Política no Estado Novo” está disponível apenas em versão digital, no formato de Ebook. O autor conta que o livro é resultado de décadas de estudo sobre o assunto e que sempre tentou entender como os trabalhadores viveram e operaram sobre uma ditadura. Por isso, nas palavras dele, a obra é sobre “como o estado autoritário cria mecanismos para se aproximar da classe trabalhadora, dando origem ao mito de Vargas como o pai dos pobres”. O vice-presidente da Apufsc-Sindical afirma que interessados na história do Brasil, em política, literatura e nos temas da ditadura e da democracia se interessarão pelo livro e também pela apresentação, marcada para esta sexta.

Duarte é graduado em História e mestre em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), doutor em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), pós-doutor pela New York University e pela University of Maryland. Na UFSC, atua como docente do Departamento de História e também na pós-graduação do curso. Além de  “Literatura e Política no Estado Novo”, o professor é autor dos livros “Cidadania e exclusão” e “O Direito à Cidade” e organizador de “E. P. Thompson: política e paixão”, com Ricardo Muller.

SINOPSE

Em 1942, percebendo que a ditadura do Estado Novo estava com seus dias contados, o governo brasileiro inicia uma série de operações de aproximação com os trabalhadores, preparando as condições para o retorno das disputas eleitorais. Os concursos literários promovidos pelo Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio (MTIC), em 1942 e 1944, foram o primeiro ato dessa aproximação. Esperava-se que as obras refletissem o projeto de criação do homem novo, do homem do Estado nacional. A questão é: a literatura e o teatro respondem mansamente aos projetos políticos que tentam manipulá-los?

Sobre o projeto

Lançado em setembro deste ano pela EdUFSC, o projeto Livro na Praça promove encontros semanais no Teatro Carmen Fossari, antiga Igrejinha, na Praça Santos Dumont, na Trindade. Com o objetivo de aproximar o escritor do leitor, só no primeiro mês, a iniciativa alavancou a venda de mais de 400 livros. Waldir José Rampinelli, diretor da editora, explica que os livros são vendidos por um preço acessível e que, além da obra apresentada, outros títulos relacionados ao tema ficam disponíveis na ocasião. No entanto, Rampinelli lembra que como a obra de Duarte, “Literatura e Política no Estado Novo”, não conta com versão física, o Ebook, que já é gratuito, pode ser baixado online

Os eventos de sexta-feira à noite acontecerão até dezembro, seguindo a proposta reunir, a cada mês, livros com uma temática diferente. Além disso, para acompanhar a apresentação e o debate de cada obra, as reuniões seguem com a performance de um músico convidado a cada edição. “Música, livro e poesia combinam muito bem”, defende o diretor da EdUFSC.

Confira a programação completa de novembro, sobre a história do Brasil:

11/11
“As duas faces da moeda – as contribuições de JK e Gilberto Freyre ao colonialismo português”
Autor: Waldir José Rapinelli

18/11
“A batalha de papel: a charge como arma na guerra contra o Paraguai”
Autor: Mauro César Silveira
Expositor: Prof. Luiz Felipe Zimmermann

25/11
“Uma ilusão de desenvolvimento – nacionalismo e dominação burguesa nos anos JK”
Autor: Lúcio Flávio de Almeida
Expositor: Prof. Nildo Ouriques

Karol Bernardi
Imprensa Apufsc