Informe do Necat/UFSC mostra expansão dos casos de covid-19 em Santa Catarina

Entre 29 de outubro e 4 de novembro, 1.837 casos da doença foram registrados no estado

Santa Catarina teve 1.837 casos de Covid-19 na última semana, indica o Informe Semanal produzido pelo Núcleo de Estudos de Economia Catarinense (Necat). Mesmo que a média de novos casos tenha se situado em um patamar praticamente idêntico ao verificado na semana anterior, ainda é inferior àquele observado nos meses finais de 2021, quando essa média se encontrava entre 350 a 380 registros diários. A análise se refere às datas de 29 de outubro a 4 de novembro.

Segundo o informativo, os casos ativos sofreram nova expansão, indicando que mais 149 pessoas passaram a fazer parte do contingente de positivados existente no estado. Ainda conforme o texto, houve aumento dos casos ativos em cinco regiões: Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Foz do Itajaí, Planalto Norte/Nordeste e Meio Oeste/Serra. Apenas duas regiões – Sul e Grande Oeste – tiveram redução no total de pessoas positivadas.

O documento ainda alerta que epidemiologistas identificaram uma nova variante do coronavírus (BQ.1) circulando em vários locais do país. “Detectada ainda em outubro no Amazonas, já foi documentada em outras unidades da federação, inclusive tendo sido registrado que essa variante também infectou pessoas que já estavam com a imunização completa de quatro doses”, indica o texto. “Continua sendo fundamental que as pessoas mantenham seu calendário vacinal em dia, de acordo com as orientações das autoridades de saúde do estado”, complementa o documento.

::: Leia o informe completo

Fonte: Notícias UFSC