Novembro Negro: UFSC Blumenau realiza atividades de combate ao racismo

As atividades serão realizadas no Auditório Professor Fernando Ribeiro Oliveira e são abertas ao público em geral

O campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Blumenau irá realizar atividades de combate ao racismo durante o Novembro Negro. A ideia é promover o debate sobre as relações étnico-raciais e que enaltecem a cultura afro-brasileira. As atividades serão realizadas no Auditório Professor Fernando Ribeiro Oliveira e são abertas ao público em geral. Haverá emissão de certificado para os participantes que fizerem sua inscrição antecipadamente.

Confira abaixo a programação completa:

Cine Debate – Medida Provisória
22 de novembro, das 14h às 17h30
Início do filme: 14h
Início do debate: 15h45
Local: Auditório da UFSC Blumenau
Haverá café, chá e pipoca. Leve sua caneca!

A atividade consiste na exibição de do filme “Medida Provisória”, lançado em abril de 2022 e dirigido por Lázaro Ramos, seguida de um debate mediado, a fim de iniciar uma análise crítica com os participantes a respeito do tema abordado, com enfoque no combate ao racismo.

A mediação do debate será feita pelos convidados Luiz Herculano, professor no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e doutor em Língua Portuguesa, e Juvinal Domingos da Costa, mestrando em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que pesquisa a resistência ao colonialismo português no arquipélago dos bijagós na Guiné Bissau.

Intervalo Cultural Temático
25 de novembro, das 12h30 às 13h30
Local: Auditório da UFSC Blumenau
Esta edição do intervalo cultural celebra a cultura afro-brasileira, com performances de música, dança e poesia interpretadas por alunos e servidores da UFSC Blumenau.

Sarau do livro “Direito, comunicação e cidadania: intersecções étnico-raciais”
30 de novembro, das 19h às 22h
Local: Auditório da UFSC Blumenau
(clique aqui para baixar o e-book)

O sarau visa o fortalecimento do contato universitário com a cultura negra com enfoque na área de educação para as relações étnico-raciais e para os direitos humanos, prestigia também a colaboração de grupos artísticos locais que integram o Coletivo Colmeia e realizam ações ligadas ao tema.

Esta ação contará com performances do grupo Maracatu Capivara, do Movimento de Capoeira Canto com Axé e artistas visuais do Coletivo Colmeia, configurando-se como uma Polinização com enfoque antirracista deste coletivo blumenauense de artistas. As “Polinizações” do coletivo Colmeia visam a democratização da arte por meio do engajamento de artistas que desenvolvem ações culturais em distintos espaços da cidade, com livre acesso e gratuidade em todos os eventos.

::: Para fazer sua inscrição no evento e receber certificado, clique aqui

Fonte: Notícias UFSC