Capes nomeia os coordenadores das 49 áreas de avaliação

Processo eleitoral contou com 1.264 indicações de nomes da comunidade acadêmico-científica

Cláudia Queda de Toledo, presidente da CAPES, nomeou nesta segunda-feira, 28 de novembro, os coordenadores das 49 áreas de avaliação para o quadriênio 2021-2024. O processo eleitoral para a escolha das 49 coordenações foi pautado pelo critério do número de votos advindos da Academia, o que demarca a natureza democrática do procedimento de indicação dos novos e novas coordenadores e coordenadoras. A este critério de escolha foram acrescidos aqueles estabelecidos na Portaria 171/2022 que determina a equidade de gênero, etnia e igualdade nas distribuição das regiões do País.

A lista de professores e pesquisadores, cujos mandatos começam em 10 de dezembro deste ano e seguem até 15 de março de 2026, consta na Portaria nº 265/2022, publicada no Diário Oficial da União e no site da Fundação. O próximo passo será a indicação pelos novos coordenadores dos seus adjuntos e profissionais.

Os coordenadores das áreas de avaliação são consultores responsáveis por coordenar, planejar e executar as atividades das áreas junto à CAPES. Isso inclui, por exemplo, o trabalho relativo à Avaliação Quadrienal, como o acompanhamento de grupos e comissões regulares, interlocução com membros do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior e fundamentação e organização dos processos de avaliação das áreas.

Os nomes indicados pela comunidade acadêmico-científica passaram pelo crivo do Conselho Superior da CAPES, em reunião ocorrida no dia 28 de setembro deste ano. O colegiado elaborou listas tríplices baseadas nos critérios que legitimassem cada indicado, como ter reconhecida experiência em ensino e orientação de pós-graduação, pesquisa e inovação.

Fonte: Capes