Justiça libera cultivo de cannabis medicinal para pesquisas científicas na UFSC

UFSC é a primeira universidade do país a conseguir autorização para produzir insumos para a pesquisa da aplicação da cannabis na área da medicina veterinária

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é a primeira instituição de ensino superior do país a obter uma medida judicial que permite produzir todos os insumos para a pesquisa da aplicação da cannabis na área da medicina veterinária. A 1ª Vara da Justiça Federal, em Florianópolis, concedeu um salvo-conduto que autoriza o pesquisador e professor Erik Amazonas, do Centro de Ciências Rurais, co campus de Curitibanos, a realizar o cultivo, preparo, produção, fabricação, depósito, porte e prescrição da Cannabis sativa.

Com isso, a Faculdade de Medicina Veterinária do Campus de Curitibanos, pioneira no ensino do uso veterinário da cannabis no Brasil, conquistou o inédito direito de cultivar a planta para fins de pesquisa veterinária.

Yara foi a “paciente zero” do professor Erik Amazonas. Aos oito meses de idade, a cachorrinha começou a usar o óleo de cannabis, ou canabidiol, para tratar crises convulsivas (Foto: UFSC/Divulgação)

O professor coordena a linha de pesquisa “Endocanabinologia e Cannabis Medicinal”, do Grupo de Estudos em Produção Animal e Saúde. A pesquisa objetiva reunir conhecimento sobre os óleos derivados de diferentes linhagens e comparar métodos de extração de compostos.

Está no escopo do estudo avaliar o uso de medicação à base de terpenofenóis em animais não-humanos. Formulações de uso tópico contendo cannabis serão analisadas quanto ao seu potencial cicatrizante e anti-inflamatório, efeito inseticida, repelente, mosquicida e anti-helmíntico e efeito desinfetante. Até mesmo o uso alimentar em animais não-humanos será pesquisado. O grupo reúne, além de Amazonas, outros seis professores, um servidor técnico-administrativo, alunos de graduação e pós-graduação do campus de Curitibanos e um consultor externo.

Erik Amazonas é professor do Curso de Medicina Veterinária do Campus de Curitibanos da UFSC (Foto: UFSC/Diuvulgação)

“O cultivo pela universidade permitirá, além da pesquisa e uso clínico veterinário, a caracterização química de diferentes linhagens e seus produtos, permitindo uso científico mais criterioso, o desenvolvimento de linhagens, de tecnologias e processos de produção para um promissor setor econômico ainda nascente no país, além de capacitar os acadêmicos de medicina veterinária, agronomia e engenharia florestal do campus na vanguarda da ciência canabinoide”, conta o professor Erik Amazonas. Ele acredita que a pesquisa contribuirá para a efetiva regulamentação da prescrição veterinária no Brasil junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Leia na íntegra: Notícias UFSC