Seis horas depois de liberar recursos, governo federal bloqueia novamente verba das universidades federais

Na UFSC, a expectativa era de liberação de recursos ainda na tarde desta quinta. A necessidade da verba se tornou ainda mais urgente após as fortes chuvas que atingiram e provocaram estragos na universidade. Mas a verba não veio

Em um intervalo de menos de seis horas, o governo de Jair Bolsonaro (PL) desbloqueou e voltou a bloquear os recursos das universidades e institutos federais. Na tarde desta quinta-feira, dia 1°, R$ 344 milhões tinham sido liberados para uso das instituições pelo Ministério da Educação (MEC). Antes que a verba pudesse ser usada para qualquer pagamento, o Ministério da Economia, no entanto, fez novo bloqueio no fim da tarde. As informações são do Estadão e do UOL.

Na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), conforme apurou a Imprensa da Apufsc-Sindical, a expectativa era de liberação de recursos ainda na tarde desta quinta. A necessidade da verba se tornou ainda mais urgente após as fortes chuvas que atingiram e provocaram estragos na UFSC na noite de quarta-feira. Nesta semana, a federal de SC sofreu novo bloqueio orçamentário, no valor de R$ 7,9 milhões. No entanto, o recurso não voltou à conta da universidade.

Ainda na quinta, os reitores de universidades públicas de todo o país já temiam que o dinheiro pudesse ser cortado novamente e corriam para empenhá-lo. Mas não imaginavam que o novo corte viria tão rapidamente. Nenhum pagamento foi realizado.

Reitores ouvidos pelo Estadão se disseram estupefatos com o ocorrido, que classificam como “molecagem” e “bagunça” do governo. Também afirmam que a situação financeira das universidades está insustentável e que não terão condições de pagar contas e bolsas de estudantes até o fim do ano. Procurado, o Ministério da Educação (MEC) não respondeu à reportagem.

Imprensa Apufsc