Bloqueio orçamentário impõe “severa asfixia” e afeta 200 mil bolsistas, diz Capes

Órgão federal detalhou efeitos das restrições impostas pelo Ministério da Economia e disse cobrar “imediata desobstrução”, mostra matéria do Estadão

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), declarou na noite desta terça-feira, dia 6, que os cortes orçamentários promovidos pelo governo federal impõem “severa asfixia” ao órgão, que vê comprometido o pagamento de mais de 200 mil bolsas a pesquisadores.

Em nota divulgada à imprensa, a Capes detalha os efeitos de dois contingenciamentos impostos pelo Ministério da Economia. O órgão diz ter sido surpreendido com a edição de um decreto que “zerou por completo a autorização para desembolsos financeiros durante o mês de dezembro”.

“Isso retirou da Capes a capacidade de desembolso de todo e qualquer valor – ainda que previamente empenhado – o que a impedirá de honrar os compromissos por ela assumidos, desde a manutenção administrativa da entidade até o pagamento das mais de 200 mil bolsas, cujo depósito deveria ocorrer até amanhã, dia 7 de dezembro”, informou a coordenação federal.

Leia na íntegra: Estadão