Corte de bolsas da Capes afetou 4,1 mil pesquisadores em Santa Catarina

Recurso retido pelo governo federal começou a ser liberado na última sexta-feira, dia 9, conforme o NSC Total

O corte de bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), anunciado em razão do bloqueio de recursos do governo federal, deixou mais de 100 mil estudantes de pós-graduação sem receberem os pagamentos do mês de dezembro em todo o país. Em Santa Catarina, 4,1 mil bolsistas de cursos de mestrado, doutorado e pós-doutorado foram afetados.

Os números de bolsistas de SC divulgados pela Capes se referem apenas a estudantes de pós-graduação. Há ainda outros benefícios, como os concedidos a cursos de formação de professores, que também foram atingidos pelo bloqueio de recursos. Nesses casos, o órgão federal ainda não divulga dados por estados.

Na noite de quinta-feira, 8, o Ministério da Educação (MEC) liberou R$ 460 milhões para o pagamento de despesas da educação, incluindo bolsas de pós-graduação da Capes.

A liberação integral de R$ 210 milhões para o Capes, retidos pelo governo federal, aconteceu na sexta. Estudantes da pós-graduação estavam com os salários de dezembro atrasados, por causa de congelamentos na Capes. O atraso afetou os pesquisadores, que recebiam, todos os mês, no quinto dia útil.

Leia na íntegra: NSC Total