Palestra e lançamento de livro marcam o Dia Internacional dos Direitos Humanos

Evento nesta segunda-feira é iniciativa do gabinete da vereadora Carla Ayres (PT), que receberá ato em solidariedade após ter sido vítima de assédio. Ação parte da programação do Movimento Humaniza SC

A intensa programação do mês de dezembro do Movimento Humaniza SC tem novo evento marcado para esta segunda-feira, dia 12, em alusão ao Dia Internacional dos Direitos Humanos. No Plenarinho da Câmara Municipal de Florianópolis, será realizado o lançamento do livro “A serpente sob a grama: o neonazismo brasileiro e o fenômeno da internet & ensaios sobre história e sociedade”, do historiador David Goulart Nunes, e debate sobre o assunto. A iniciativa é do gabinete da vereadora Carla Ayres (PT).

Cientista social e política, Carla irá mediar o debate que terá participação do autor do livro, do presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos (CEDH/SC), Fabrício Bogas Gastaldi, do presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SC, Rodrigo Sartoti, e do professor de História Contemporânea, representante do Instituto Memória e Direitos Humanos da UFSC e vice-presidente da Apufsc-Sindical, Adriano Luiz Duarte.

O evento inicia às 19h e será transmitido pela TV Câmara

Ato de solidariedade à vereadora

Em sessão da Câmara de Florianópolis na última quarta-feira, dia 7, Carla Ayres foi assediada pelo vereador Marquinhos da Silva (PSC). Na ocasião, que foi filmada, é possível ver o momento em que a vereadora anda por um corredor do Plenário quando o vereador a puxa pelo braço, depois se levanta, agarra o corpo de Carla e a beija no rosto, sem consentimento. Carla denunciou o ato, que caracterizou como assédio.

Para a coordenação do Movimento Humaniza SC, é fundamental que o evento do dia 12, idealizado por Carla Ayres, seja também um momento para prestar solidariedade e exigir punição ao assediador.

Sobre o Movimento

O Movimento Humaniza Santa Catarina foi lançado no dia 22 de novembro no Auditório Paulo Stuart Wright – o Plenarinho da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). A iniciativa é plural, horizontal e descentralizada, formada por representantes de entidades e personalidades catarinenses. Como continuidade dos trabalhos, o movimento cobra agora diálogo com autoridades sobre o combate à ascensão fascista e neonazista no Estado. 

Na cerimônia de lançamento, foi apresentado o manifesto do Movimento Humaniza SC. O documento cita os casos criminosos registrados em Santa Catarina, cometidos por pessoas que “mostram desprezo pelo diverso”. Pessoas físicas e entidades são convidadas a assinarem o manifesto, que está disponível aqui.